domingo, 14 de setembro de 2014

ADEGA EM CASA

A adega é uma paixão dos colecionadores e degustadores de um bom vinho, ela é um espaço destinado ao armazenamento de vinhos e espumantes, sua função é mante-los numa temperatura adequada.
Hoje em dia, para se ter uma adega, não é necessário ter um cômodo exclusivo, com apenas 1m² é possível criar uma bela adega, mas tudo depende da quantidade de garrafas que você pretende ter e também do local que você tem disponível.
Um toque à mais para sua adega, é acrescentar um balcão, pois você pode usa-la como uma área de degustação, além de poder passar um tempo com suas visitas mais chegadas.
A escolha do local para uma adega, deve ser longe do calor e umidade, num local onde não haja luz direta e trepidação.
 A temperatura da área dos vinhos é importante porque quando há variação brusca a bebida pode estragar ou perder suas propriedades.
Tradicionalmente, muitas pessoas ainda escolhem o porão para fazer a adega, por ser um local com temperatura fria e constante. Porém, se você fizer sua adega em outro local da casa, onde há variações de temperatura é importante o uso de climatizadores ou armários refrigerados.
O custo para a construção da sua adega vai depender muito de como você pretende faze-la, do local e do seu espaço.
Uma dica muito importante e pertinente de especialistas, é manter a garrafa na posição horizontal para que fiquem em contato com a rolha. Pois se houver o ressecamento da rolha, é provável de que o ar entre na garrafa, fazendo assim, com que o vinho entre em processo de oxidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário