quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

COMO MONTAR UM QUARTO MONTESSORIANO



O objetivo principal do quarto montessoriano é montar um quarto com objetos dispostos para o uso e exploração por parte da criança. O estilo de educação montessoriana foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, em 1907. Atualmente esse estilo de educação tem sido adotado por muitos pais na criação de seus filhos. 
A educação e criação na infância de uma criança é determinante em seu desenvolvimento pessoal, profissional e até emocional no futuro. Educar uma criança com o método montessori é permitir que a criança tenha a liberdade de fazer suas escolhas, de decobrir o ambiente, objetos e até a si mesmo.
O estilo de educação montessori, vai muito além de fazer um quarto bonitinho, ele é um acompanhamento do desenvolvimento da criança. 
Mas principalmente nos primeiros anos de vida em que a criança passa um maior tempo em seu quarto, ter um ambiente no estilo montessori fará com que sua criança se desenvolva de forma mais autônoma com maior segurança. 


O desenvolvimento das crianças não parte só do que ensinamos para elas, elas desenvolvem as cordenações motoras e raciocínio principalmente através das coisas que elas exploram sozinhas. Para montar um quarto montessoriano, não é necessário gastar muito dinheiro. Nesse post vou pontuar para vocês algumas características comumente presentes nesse estilo de quarto.

CORES: As cores são um íten fundamental para as crianças, um quarto montessoriano deve ser bem colorido, pois as cores estimulam o aprendizado e também sentimentos nas pessoas. Cada cor possui uma característica e olhar para elas desenvolverá a criança em diversos sentidos.

BARRAS DE APOIO: As barras de apoio ajudarão a criança a se apoiar e auxiliará a criança se movimentar de pé, desenvolvendo sua coordenação.


ESPELHO: Os espelhos permitem que a criança veja a si mesma e explore sua visão descobrindo consigo mesmo como se comporta seu corpo.
CAMA NO CHÃO: A cama no chão ajudará a criança deitar e levantar da cama com facilidade para poder explorar outros objetos do quarto (isso com um pouco mais de tempo de vida, pois os bebês obviamente não tem essa facilidade de locomoção).


ESTANTES, NICHOS E BRINQUEDOS À MÃO: Todos esses objetos e móveis devem estar da maneira mais acessível para a criança. Assim ela poderá ver um livro, desenhar em uma folha ou pegar um brinquedo no momento que quiser.

Esse estilo de cama como uma casinha está muito em alta nas decorações montessorianas. Pois dá a ideia de independência da criança .
Claramente que a educação montessoriana precisa ser estudada mais afundo por quem pretende seguir esse conceito com seus filhos. Por exemplo, ter acesso aos brinquedos e atividades não significa só que seu filho poderá brincar a qualquer hora e deixar tudo uma bagunça, é ensinar a responsabilidade de organizar e ter horários também.
Além de muitos outros conceitos que devem estar claros para quem pretende adotar esse tipo de educação.
Procure um livro ou especialista caso tenha se interessado. Este post tem a finalidade apenas de dar uma ideia para decoração.
Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário